Thom Yorke nas notícias

Thom Yorke

Esta semana foi marcada pela gripe A, pelo acidente no Irão, pelo abanão na Nova Zelândia, pelo Twittergate e pela vitória do nosso Benfica no conceituado torneio do Guadiana. Mas não só (e, por favor, não liguem realmente à escolha de notícias). Foi também a semana em que Thom Yorke, vocalista dos Radiohead, reapareceu na grande superfície musical. Fê-lo por duas vezes.

A primeira foi a propósito de uma compilação de covers de Mark Mulcahy que vai sair em Setembro. Antes de falar da música propriamente dita, é importante explicar o motivo de uma compilação de músicas de um tipo relativamente desconhecido interpretadas por Thom Yorke, Michael Stipe, The National, Mercury Rev, Dinosaur Jr., Josh Rouse e mais uns quantos. O objectivo é simples: ajudar o músico para que continue a fazer música. Parece que, desde que a mulher morreu há cerca de um ano, criar as duas filhas gémeas (com 2 anos agora) tornou-se numa tarefa bem mais complicada.

Quanto à música interpretada por Thom Yorke, é a primeira a ser mostrada ao público. Foi uma boa escolha. Sem fugir para os antípodas da versão original, “All For The Best” está bem dentro no estilo electrónico de Yorke. É, sem dúvida alguma, uma óptima maneira de chamar a atenção para Ciao My Shining Star: The Songs of Mark Mulcahy. Podem ouvir a música aqui.

A segunda notícia diz respeito à actuação de Thom Yorke no Latitude Festival. Foi a solo, coisa pouco habitual. Foi a primeira vez que interpretou algumas canções de The Eraser ao vivo… mas não foi só isso que fez. Lá no meio, entre The EraserIn Rainbows, e mais umas quantas canções soltas (entre as quais as raras “Follow Me Around” e “True Love Waits”), Yorke mostrou uma nova: “The Present Tense”. As gravações que até agora encontrei não são grande coisa… mas creio que a BBC Radio 6 vai passar o concerto completo hoje, o que deverá significar que hoje ou amanhã já teremos material de qualidade por aí. Esperemos, portanto.