As canções populares de Yo La Tengo

Yo La Tengo - Popular Songs

Já lá vão umas semanas desde que os Yo La Tengo puseram na rua Popular Songs, o seu mais recente álbum. A carreira da banda é coerentemente irregular. Não conheço todos os álbuns deles mas, dos que conheço, nenhum é tão estável como Painful (e já lá vão uns 16 anos). É o meu favorito, de resto.

Bem, este Popular Songs começou por não me impressionar. Para mim, agora, é fácil perceber porquê. Apesar de não serem más, as cinco primeiras músicas não agarram. E é a partir da sexta que o título do álbum começa a fazer sentido. Eles continuam a passar de temas dominados por instrumentos de sopro para outros em que é o feedback da guitarra de Ira Kaplan a tratar dos assuntos. No entanto, há ligação entre as melodias – quase todas elas pop – e a coisa soa bem.

É engraçado que a estrutura do álbum se mantenha semelhante à de tantos outros mas que aqui funcione de facto como um álbum pop (e desculpem lá a pequena dose de senso comum). “If It’s True” e “And The Glitter Is Gone” só poderiam coexistir num álbum dos Yo La Tengo. Mas não coexistem só; dão-se bem. A última, então, é um daqueles temas épicos cheios de distorção e feedback que quase faz sorrir. São 15 minutos de toma lá, a ver se gostas em modo instrumental.

Há outros momentos que posso destacar, como “More Stars Than There Are In Heaven” (mais guitarras, 9 minutos) ou “I’m On My Way”, música de fim de tarde de fim-de-semana. Mais uma vez, registe-se que estão no mesmo álbum e não deviam (vá, entre aspas).

Os Yo La Tengo continuam a fazer da música mais interessante que se vê por aí. Sim, eles espalham-se por todos os lados e os álbums parecem desconexos. Popular Songs, até certo ponto, não é excepção. Mas a riqueza dos pormenores, o talento de um dos melhores guitarristas do mundo e o bom gosto dos arranjos e (sobretudo) das melodias fazem deste Popular Songs um álbum um tanto ou inevitável em 2009 e um bom marco na carreira dos Yo La Tengo.