This Book is Broken

thisbookisbroken

Li há poucos dias – em apenas duas sessões – um excelente livro sobre uma das minhas bandas favoritas: os Broken Social Scene. Estive para comprar This Book Is Broken: A Broken Social Scene Story, de Stuart Berman, durante muito tempo e já andava para o ler há alguns meses mas só no final da semana passada decidi pegar nele. Claro que, a partir do momento em que comecei, não consegui parar de o ler.

O livro tem uma estrutura muito interessante: cada capítulo tem uma introdução de uma ou duas páginas e o resto é preenchido por citações de membros dos Broken Social Scene e de outras pessoas próximas da banda. Depois, encaixam-se as citações nos sítios certos e a narrativa flui de forma agradável.

A primeira metade é praticamente toda dedicada à cena musical independente de Toronto desde os anos 90 até ao início da década passada. Do ponto de vista da indústria discográfica, é interessante a forma como Stuart Berman – amigo da banda – expõe o que se vivia no Canadá em meados dos anos 90: basicamente, as bandas indie canadianas que conseguiam chamar a atenção da indústria conseguiam ter algum sucesso no Canadá inicialmente e tornavam-se quase todas impossíveis de exportar para os mercados que interessavam realmente – Estados Unidos e Reino Unido -, o que acabou por desiludir algumas bandas em busca de algo mais. Por sua vez, esta situação contribuiu fortemente para que a cena indie de Toronto se fosse tornando um tanto ou quanto desinteressante.

No entanto, com o aparecimento de bandas como os Do Make Say Think, Constantines, Metric e Stars, entre outras, e sobretudo com a explosão dos Broken Social Scene nos Estados Unidos em 2003 (graças a esta crítica do Pitchfork), a coisa foi dando a volta. Hoje, Toronto tem uma das cenas musicais mais interessantes do mundo. Pessoalmente, é bem capaz de ser a minha favorita.

Sobre os Broken Social Scene, é engraçado ficar a conhecer os pormenores: a forma como cada um entrou no grupo, a influência de Kevin Drew enquanto elemento líder nato da banda e a de Brendan Canning enquanto músico mais experiente e talentoso, o trabalho de produção para muitos (inclusivamente alguns membros da banda) duvidoso de Dave Newfeld no último álbum e muitas outras coisas. Relativamente a este último ponto, já agora, posso dizer que, apesar de gostar muito do You Forgot It In People, é de Broken Social Scene– o duvidoso – que gosto mais, mesmo que esteja propositadamente enfraquecido. Se quiserem que me prolongue sobre isto, avisem, que escrevo um artigo exclusivamente dedicado ao assunto.

Enfim, a minha relação emocional com a música dos Broken Social Scene afecta certamente a minha opinião sobre o livro mas não quis deixar de partilhar. Se puderem, comprem – tem muitas fotos!