Dan Mangan + Blacksmith = “Vessel”

Dan Mangan

Se ainda não ouviram falar da minha inesgotável paixão pela música de Dan Mangan, então é porque não tenho falado com frequência suficiente dele. Mas isso acaba agora.

Há poucos dias, Dan Mangan mostrou-nos “Vessel”, o primeiro single do seu quarto álbum de originais.

Bem, o álbum não é bem seu. O músico canadiano decidiu dar à banda que o acompanha há já vários anos maior destaque e “Vessel” é a primeira canção assinada por Dan Mangan + Blacksmith. Além de fazer parte do próximo álbum da banda, a canção também faz parte da banda sonora de Hector And The Search For Happiness, o novo filme de Simon Pegg, que estreou este fim de semana no Toronto International Film Festival. Banda sonora essa que foi, de resto, composta por Dan Mangan e Jesse Zubot.

Mas vamos ao que interessa. O single é lançado em formato digital esta terça-feira e há de ser editado em vinil a 14 de outubro com o lado B “Wants”. Se quiserem fazer reserva do disco, é por aqui.

“Vessel” não é a típica canção de Dan Mangan. Menos fácil de ouvir do que o habitual, é bastante diferente dos grandes singles de Postcards & DaydreamingNice, Nice, Very Nice e Oh Fortune. A energia está lá toda mas mantém-se sob tensão o tempo todo. Juntem a isso a estranheza da percussão, das vozes lá ao fundo de Dave Grohl (sim, o dos Foo Fighters) e, creio eu, do próprio Dan Mangan, bem como os metais improvisados a pedir uma explosão (que nunca chega a acontecer) no final… e têm uma canção muito menos pop do que seria de esperar do tipo que nos trouxe canções como “Robots” ou “Post-War Blues”.