A experiência [inserir nome da banda]

Há poucas editoras e artistas a pensar na experiência.

Reparem no seguinte cenário:

Na compra de uma edição limitada do último álbum da banda X e de uma t-shirt na loja oficial da banda, o comprador garante, após registo no site, o acesso a um evento restrito em que os elementos da banda falarão do novo álbum, responderão a perguntas da audiência e darão alguns autógrafos.

É uma ideia muito simples de um evento relativamente informal que envolve a banda, a editora, a criação de alguns mecanismos que possibilitem o bom funcionamento da iniciativa e, possivelmente, uma empresa de organização de eventos e uma produtora audiovisual (porque o site, a newsletter, o YouTube e as estações de TV também ajudam a difundir algumas coisas). Existem certamente outras hipóteses que envolvem mais entidades, maior originalidade e melhores resultados para todos, mas esta é só uma espécie de meet and greet com mais conteúdo, maior duração e interesse. A imaginação é o limite.

Para um fã, é quase impossível sair insatisfeito de uma iniciativa destas. Aliás, até me parece difícil que isto não afecte positivamente um consumidor casual. Para os felizardos que conseguirem garantir o acesso, este evento passa imediatamente a fazer parte da experiência [inserir nome da banda].

O que pode esta iniciativa significar para a editora e para a banda?
– Mais discos vendidos
– Um boost enorme na venda de merchandising
– Cliente satisfeito
– Feedback dos fãs
– Cobertura mediática
– Fidelização

Creio que o exemplo que dei teria resultados relativamente interessantes, dependendo da popularidade e do público-alvo da banda. No caso de bandas mais bem sucedidas, é possível que o evento fosse demasiado pequeno e que isso não se reflectisse num aumento da venda de discos numa fase inicial. No entanto, haveria sempre benefícios: a cobertura mediática de uma iniciativa relativamente original, um volume de vendas muito grande de t-shirts em pouco tempo e o feedback, a satisfação e a fidelização de consumidores e fãs. E são estes que, ao final do dia, passam palavra.

Enquanto não desenvolvo um pouco mais esta história da experiência com exemplos meus, fico à espera de algumas contribuições vossas sobre este assunto. Como é a vossa experência [inserir nome da banda]?