Constantines, Pavement e o fim

Pavement

Já aqui falei dos Constantines e de Kensington Heights, o excelente álbum que lançaram há uns meses.

Não lhe tenho dedicado tanto tempo como a outros álbuns saídos este ano, admito. Mas há uma coisa em que penso muitas vezes quando passo os olhos pelo nome da banda quando o encontro: um vídeo publicado no YouTube que, por mais que tente, teimo em não encontrar (daí não pôr aqui um link). O vídeo é uma coisa de menos de um minuto em que o vocalista Bryan Webb fala de “Time Can Be Overcome”, uma das minhas músicas favoritas da banda. Aparentemente, Webb considera que esta é a música com que a banda deveria fechar o último concerto da sua carreira.

É um exercício interessante, sobretudo tendo em conta o maravilhoso exemplo que utiliza: o dos Pavement, que deram o seu último concerto a 20 de Novembro de 1999 na Brixton Academy em Londres. A música com que Stephen Malkmus e companhia encerraram este concerto foi “Here”, pedaço de rock triste e desiludido que tem no verso “Everything’s ending here” o seu ponto mais alto. É um final de partir o coração.

A comparação acaba por ser bastante elogiosa para os Constantines mas a ideia por trás da comparação é muito boa. E, tendo pensado nisso já algumas vezes, “Time Can Be Overcome” é, de facto, uma bela maneira de terminar.

Para mim, esta história toda é curiosa porque, desde então, cada vez que penso em Constantines… acabo a ouvir Pavement. Deve ser por isso que não tenho ouvido Kensington Heights muitas vezes. Mas podia dar-me para pior.