Pequenos pontos altos

Os Yo La Tengo são, para o bem e para o mal, uma banda indie. Não querem saber de grandes negócios e fazem o que lhes dá na real gana mas parecem ser naturalmente moderados, pelo que não são propriamente gente rebelde. Isto era para o bem. Para o mal: ninguém lhes liga grande coisa.

Eclécticos (ou esquizofrénicos, não sei bem), lançam álbuns cheios de altos e baixos, pós-punk à Sonic Youth e pop à Belle & Sebastian, feedback aqui, trompete ali. Confesso que não conheço muitos álbuns deles mas garanto-vos que há um deles que não é assim: Painfuldo qual já falei aqui (ainda que muito por alto e a propósito de uma música específica).

I Am Not Afraid Of You And I Will Beat Your Ass, o último álbum propriamente dito dos Yo La Tengo foi lançado o ano passado e cumpre definitivamente a regra dos altos e baixos. Mas eu gosto de realçar os altos… e esta actuação ao vivo no programa de rádio mais referido neste blog (desta feita sem barrete vermelho) é definitivamente um ponto alto. “I Feel Like Going Home” é um momento simples. Mas é claro que nem toda a simplicidade do mundo conseguiria cobrir o talento de Ira Kaplan, o guitarrista mais underrated dos últimos, vá, 30 anos.