Como fazer uma mixtape 4 – duração

Mixtape

Este artigo faz parte da série Como fazer uma mixtape.

Ao mesmo tempo que seleccionamos o conjunto final de canções que constituirão a nossa mixtape, é importante termos em conta uma série de outros aspectos. Um deles – óbvio mas fundamental – é o que diz respeito à duração.

Tomemos como padrão o CD e a sua hora e quase 20 minutos de duração. Uma coisa é certa: salvo casos excepcionais, não vamos querer encher tudo com música. Pessoalmente, sou fã do meio termo: 50 minutos é a duração ideal. Mais ou menos 10 minutos não farão diferença mas, a partir daí, já não é coisa que recomende. Mas depende dos casos. Se prepararem uma mixtape centrada em rock progressivo (género musical com tendência para albergar músicas mais longas), é capaz de ser complicado não ultrapassar a hora. Se fizerem uma coisa punk (rápido, rápido, rápido!), é capaz de ser melhor não deixarem ultrapassar os 40 minutos.

Controlar a duração visa evitar que o ouvinte disperse a sua atenção e se canse do que está a ouvir. Sim, mesmo quando a música é irrepreensível.

Tudo isto está directamente associado ao destinatário, ao género musical e ao vosso próprio gosto, claro está. Ninguém quer tornar isto completamente impessoal.

A série Como fazer uma mixtape até agora:
Introdução
Destinatário
A selecção inicial
Critérios e regras de selecção