Como fazer uma mixtape 5 – finalizar

Mixtape

Este artigo faz parte da série Como fazer uma mixtape.

All good things must come to an end. Está na hora. Entre Agosto e Dezembro, escolhemos um destinatário e uma série de músicas elegíveis para a nossa mixtape, escolhemo-las com base numa série de critérios (e talvez uma ou outra por feeling) e não descurámos a duração, que não queremos pôr ninguém com a cabeça às rodas ou a dormir. Agora já falta pouco.

A fase final da preparação de uma mixtape não tem muito que se lhe diga. O mais difícil já está feito. No fundo, agora é mais uma questão de controlo de qualidade do que revoluções.

O essencial aqui é ouvir o trabalho final e, se se justificar, ajustar um ou outro pormenor. A passagem da sexta para a sétima faixa está bem ou há qualquer coisa ali que não bate bem? Que diferença de volume é aquela? Vocês percebem a ideia.

Se quiserem dar largas à vossa veia artística, também é agora. O artwork não é coisa que me pareça essencial numa mixtape mas há quem goste de lhe dar esse toque final. Eu prefiro que centrem as atenções na música propriamente dita. Idealmente, até deixo a comunicação do alinhamento para uma segunda fase. Mas isso já depende do suporte – em MP3, por exemplo, é uma chatice fazê-lo.

Façam o que fizerem, o que interessa mesmo é a música, a que escolheram. A mixtape está pronta.

A série Como fazer uma mixtape até agora:
Introdução
Destinatário
A selecção inicial
Critérios e regras de selecção
Duração