Ela e ele lançaram um dos álbuns do ano

She Him Volume 1

Já ouviram Volume One, de She & Him? Se não, façam-no o mais rapidamente possível. É que tanto ela – Zooey Deschanel – como ele – M. Ward – fizeram muito bem o seu trabalho e lançaram um álbum simplesmente excelente.

She & Him, o projecto cujo nome foi invertido para que não percebêssemos de onde roubaram a ideia, é indie pop/rock fresco e irremediavelmente bom. As músicas são espirituosas e divertidas. A maioria dos pormenores está perto da perfeição. A voz (e as outras vozes), o piano, a guitarra… está tudo no sítio certo, a soar à pop clássica dos anos 60 e 70.

Ainda não a tinha ouvido cantar mas Zooey Deschanel, que há muito me conquistou por motivos menos musicais e mais relacionados com o facto de eu ser rapaz, tem uma voz sem grandes esquemas que não um ou outro trejeito curioso. Já M. Ward é, como sempre, um tipo competentíssimo na guitarra e na produção. Ele, que também já trabalhou com Cat Power, My Morning Jacket e Beth Orton, tem um currículo que não deixa estranhar o óptimo resultado final desta parceria.

É bem provável que este seja um dos álbuns do ano (a Paste foi relativamente corajosa ao dar-lhe o primeiro lugar mas até se percebe). Ouçam-no, a sério. É que esta combinação explosiva de qualidade, talento, alegria e melodias pop reflecte-se em todas as músicas de Volume One. Posso pôr-me aqui a falar da mais que óbvia beleza de “Take It Back” ou das paisagens country de “Got Me” e “This Is Not A Test”, se quiserem, mas prefiro deixar-vos o vídeo do single “Why Do You Let Me Stay Here?”. A música é muito gira e o vídeo muito engraçado, quase gore. Há muito tempo que não me divertia tanto com um álbum.