Do rock stars need social media? – parte 3

paywhatyouwant

Precisam as estrelas de rock dos social media? Sim. Precisam de os usar e de falar directamente com os seus fãs e consumidores, também eles – é preciso não esquecer – middle men. As pessoas dão valor a esta brincadeira.

Dou apenas mais um exemplo: o dos meus Radiohead. No último ano e pouco, têm sido das bandas rock mais referidas por essa Internet fora. Porquê? Em grande parte, por causa do modelo de negócio que popularizaram. Mas repararam com que acções é que eles complementaram o lançamento de In Rainbows? Com dois blogs, um concurso de videoclipsdois concursos de remisturas, uma rede social própria, dois webcasts, uma página no Facebook, estreia de vídeos online – um dos quais feito sem câmaras e estreado no Google -, um tema para o iGoogle… Ah, esperem, falta relembrar que o lançamento de In Rainbows foi, ele próprio, uma manobra de génio que só não chamaria a atenção de quem anda profundamente distraído. Claro que a maior parte destas acções pressupõe investimento. Como este texto é sobre estrelas de rock, creio que não descarrilei.

As estrelas de rock precisam de estar activamente na Web e nos social media e de explorar todas as coisas novas que por aí andam. Não sei se será a única mas é claramente uma das melhores maneiras de manterem o estatuto. Juntem a isso boa música e terão muitos anos de estrelato pela frente.