Capital europeia da Cultura

Guimarães

Guimarães vai ser uma das duas capitais europeias da Cultura em 2012. A outra será Maribor, na Eslovénia.

A notícia já tem alguns dias mas queria deixar aqui um comentário. Baseando-me exclusivamente na actividade do Centro Cultural Vila Flor, onde vi o fantástico concerto dos The National há pouco menos de um ano, diria que é perfeitamente justo. Recebo a newsletter do CCVF e estes tipos primam pelo eclectismo, o que é um dos princípios básicos de uma instituição deste género.

Além disto, tem à frente pessoas dinâmicas – não as conheço, nem sequer sei nomes; é um elogio sentido – e isso nota-se no programa, no site e, em última instância, na força que Guimarães começa a ter no panorama cultural em Portugal. Guimarães e Braga têm estado com uma saúde cultural extraordinária. Ao contrário do Porto, de resto, o que não se percebe…

No limite, ser capital europeia da Cultura vale o que vale. De 1994, quando foi Lisboa a escolhida, lembro-me vagamente de um concerto do Pedro Abrunhosa na Praça do Comércio. E isso não é obrigatoriamente bom, reparem. Ainda assim, Guimarães, património da UNESCO e tudo o resto (acho que precisa de umas obras, mas pronto), está de parabéns.