Wilco (o álbum)

Wilco The Album

O novo álbum dos Wilco está a deixar-me ansioso pelo concerto do próximo domingo. Ainda nem sequer comprei bilhete – espero que ainda haja – mas estou a pensar fazê-lo brevemente. Já queria fazê-lo mas Wilco (The Album) fez-me querer mais.

O álbum só sai a 30 de Junho mas já aí anda, como é habitual. De resto, os Wilco lidaram bastante bem com a fuga. Puseram o álbum em stream no seu site e pediram aos fãs que fizeram download do álbum pelas vias do costume para doarem alguma coisa a uma instituição de solidariedade social de Chicago.

Musicalmente, Wilco (The Album) é aquilo a que a banda de Jeff Tweedy nos habitou: folk rock do melhor que se faz nos Estados Unidos, um equivalente moderno aos clássicos Bob Dylan e Neil Young. Eu até nem conheço muito bem a banda – por acaso calhou que gostasse muito de Sky Blue Sky, o álbum anterior – mas tenho vindo a descobrir cada álbum aos poucos e não há nada que possa apontar. Confesso que não me entusiasmam tanto como outras bandas… mas aí já é o género musical a falar. Neste género… os Wilco são os melhores da actualidade.

Sabemos que estamos a ouvir um álbum bom quando até as músicas que não acrescentam nada têm a sua piada. Ora ouçam lá “You Never Know”. Mas é injusto começar pelo que pouco acrescenta. Vão antes ouvir “You and I”, música suave que se alimenta das vozes de Jeff Tweedy e Leslie Feist, ou “Country Disappeared”, que nos dá uns Wilco mais lentos e intimistas. Claro que também há um lado mais barulhento: “Bull Black Nova” é uma besta de música, uma daquelas em que a guitarra é tudo. E a melhor do álbum, definitivamente.

Curiosamente, este álbum parece-me um tanto ou quanto mais lento do que o habitual. Talvez seja mais fácil de ouvir que qualquer um dos anteriores… mas continua a ser música de fim-de-semana, de estrada alentejana às quatro da tarde. E isso é bom, Wilco (The Album) é bom.