Para compensar a euforia dos santos populares

Lembram-se de ter dito há quase duas semanas que, se este blog tivesse semanas temáticas, aquela seria a dos Wilco? Pois bem, esta seria a dos Eels.

Não é que tenha falado pouco de Mark Oliver Everett até hoje por aqui. É só porque esta semana o vício voltou em força. E porquê? Primeiro, por causa do novo álbum. Depois, por causa de um álbum que fui buscar por causa do novo: Electro-shock Blues. Já o tinha ouvido, como é óbvio, mas não tinha havido nenhuma espécie de clique. Foi esta a semana do clique, a semana em que o cancro, a morte e os hospitais se fizeram acompanhar de melodias pop em canções agridoces e levemente perturbadas. Fosse pelas já batidas “Climbing to the moon”, “Last stop: this town” ou “3 speed”, pela discreta “Elizabeth on the bathroom floor” ou pela gritada “Cancer for the cure”… esta semana, sem que nada fizesse prever tal coisa, fiquei preso a este álbum gigante.

E depois acenderam-se holofotes e duas canções ganharam um relevo que antes não lhes dava: “Dead of winter” e “P.S. You rock my world” (e que título fantástico!). Uma e outra são belíssimas, com letras entre a deprimência do costume e um certo raio de luz (sobretudo a segunda). Podem ver e ouvir “Dead of Winter” numa versão com quarteto de cordas a acompanhar aqui mesmo. E sim, mais um vídeo de Eels…