This Is Happening

LCD Soundsystem - This Is Happening

Ainda não falei aqui do novo álbum dos LCD Soundsystem. Não há muito a dizer que não tenha já sido dito acerca dos álbuns anteriores. Todos os superlativos, todos os ligeiros exageros… é tudo merecido. James Murphy é um dos melhores criadores da pop actual e isso reflecte-se nos álbuns que nos dá de tempos a tempos. This Is Happening será, à semelhança de LCD Soundsystem e de Sound of Silver, um dos melhores álbuns do seu ano.

Quem me conhece sabe que tenho uma pequena obsessão com “All My Friends” e quem tiver ouvido This Is Happening sabe que não há nada por lá que se assemelhe a esta canção. Mas já era de esperar. Se James Murphy repete fórmulas, fá-lo em coisas como “Us vs. Them” ou, para usar um exemplo do último álbum, “Pow Pow”.

Claro que apetece destacar uma série de coisas que, de um modo ou outro, fogem à fórmula básica dos LCD Soundsystem. Apetece destacar a genial faixa de abertura “Dance Yrself Clean”, a meio desanimada “All I Want” e “You Wanted a Hit” porque, vinda de quem vem, nem sei dizer se é ironia, pós-ironia ou pós-pós-ironia (reservo-me o direito de achar que esta palavra existe).

O álbum é bom e faz-me querer saltar exactamente um mês da minha vida para ver os LCD Soundsystem ao vivo no Alive. Caso não tenham tido oportunidade de os ver actuar, garanto-vos que estão a perder a experiência. Entretanto, eu vou gastando o álbum e vocês deviam fazer o mesmo.