O melhor de 2011 – concertos

The National

Este é o primeiro de três posts sobre o melhor da música em 2011.

2011 foi um ano estranho em termos musicais. Ainda fui a alguns concertos – embora tenha deixado os pequenos e relativamente pequenos de fora, o que é uma pena – mas não ouvi tanta música nova como deveria. Acho que os meus concertos favoritos deste ano reflectem a minha estadia prolongado na minha zona de conforto. Mas a verdade é que se está muito confortável por aqui.

Os cinco melhores concertos que vi em 2011:

5 – The Decemberists no HMV Hammersmith Apollo, em Londres (16 de Março)

A grande surpresa deste ano. Fui vê-los porque fui a Londres (e não o contrário) mas, depois de os ter visto, bem que podia ter sido ao contrário. A mistura country/folk/rock/prog-coisas dos The Decemberists fintou-me e, em vez de me dar um concerto relativamente aborrecido com um ou outro presente agradável, pôs-me aos saltos com umas 5 mil pessoas graças a uma energia contagiante e a um set fantástico.

Ler reportagem

4 – Portishead no Super Bock Super Rock, no Meco (15 de Julho)

Confesso que, por muita curiosidade que tivesse para ver os Portishead (que tinha), nunca esperava uma coisa assim. Foi a primeira vez que os vi ao vivo e só posso agradecer a amabilidade deles em tocarem para nós, seres humanos com menos ou nenhum talento especialmente apreciável. Foi um concerto lento, deprimente, demolidor. A voz de Beth Gibbons é perfeita e a guitarra de Adrian Utley está tão bem ensinada que só consegue fazer sons perfeitos. Como só os Portishead conseguiriam fazer.

3 – Arcade Fire no Super Bock Super Rock, no Meco (15 de Julho)

Esta não surpreende ninguém. Os Arcade Fire são uma das melhores bandas para se ver ao vivo e nunca desiludem. Mentiria se dissesse que este concerto esteve ao nível do que deram há uns anos no Super Bock Super Rock, quando ainda era no Parque Tejo. E estou certo de que muitos testemunharão que o de Paredes de Coura foi ainda melhor, ainda que eu não possa comprová-lo. Mas este foi, ainda assim, um concerto gigante, com toda aquela celebração e energia em estado puro que só uma banda com a entrega e qualidade dos Arcade Fire pode dar.

2 – Bon Iver no Pitchfork Music Festival, em Paris (29 de Outubro)

Este concerto estaria facilmente no primeiro lugar desta lista se não fosse a falta que “Re: Stacks” me fez. É que ainda por cima foi há menos tempo que o primeiro lugar, portanto… está mais fresco. E foi um grande concerto, cheio de grandes momentos e executado na perfeição. Com menos de 30 anos e apenas dois álbuns na bagagem, Justin Vernon parece estar aqui para ficar. Este brilhante concerto dos Bon Iver em Paris é apenas mais um exemplo disto.

Ler reportagem

1 – The National no Campo Pequeno, em Lisboa (24 de Maio)

Os The National são uma das melhores bandas da actualidade. O concerto que deram em Maio no Campo Pequeno foi o quinto deles a que assisti e mostrou nos, mais uma vez, uma banda num grande momento. A verdade é que qualquer concerto com “Lucky You”, “England”, “Fake Empire”, “Terrible Love”, “About Today” e aquela versão unplugged de “Vanderlyle Crybaby Geeks” só pode acabar nesta lista. Venham mais cinco.

Ler reportagem