Boa música e muita conversa no Rádio Defusão

Rádio Defusão

O Fábio Vieira Fernandes e a Rita Miranda têm ali uma bela coisa a acontecer para os lados da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa: um programa semanal que passa na ESCS FM chamado Rádio Defusão.

O Rádio Defusão pode ser definido genericamente de forma muito simples: boa música, reportagens de concertos e festivais em directo e muita, muita conversa com convidados pontuais. Mas é possível que isto não faça justiça ao programa.

Os convidados, dizem eles, são sempre pessoas ligadas à música por este ou aquele motivo. Na semana passada, eu fui um dos convidados, juntamente com o Gonçalo Sítima (ex-hiddentrack.net), a Sílvia Dias (ex-hiddentrack.net) e o Vasco Pereira (FestivaisPT). Em comum, temos a criação e/ou dinamização de projectos online ligados à música e, claro, a obsessão por música de diferentes tamanhos e feitios.

Primeira conclusão: seis pessoas num estúdio de rádio é coisa que até pode dar bom resultado, como poderão testemunhar se ouvirem o podcast do Rádio Defusão (iTunes ou não). Sobre mim, há claramente duas coisas a reter: primeiro, que se Portugal estiver a jogar numa fase final de um Europeu ou Mundial, não vale a pena esperarem que chegue a horas (o mesmo se aplica ao Vasco e ao Gonçalo); depois, que há 10 anos atrás tinha muito mau gosto musical (isto só se aplica a mim).

Como devem imaginar, foi muito divertido: as conversas (tanto as registadas no programa como as outras), a discussão, as picardias e, claro, a boa música (com destaque para as escolhas temáticas do Vasco!). Continuo a achar que somos convidados demasiado irrelevantes (com excepção do Vasco, talvez, que gere um dos melhores sites portugueses de música) para tornar o programa minimamente atractivo para quem não o conheça (ou nos conheça a nós). Mas consigo perceber a ideia. Da mesma forma que o Fábio e a Rita tentam mostrar-nos nova música, aproveitam também para nos apresentar novas pessoas e novos projectos.

Mas não vos chateio mais. Ouçam este e outros episódios do Rádio Defusão (iTunes ou não) e… boas descobertas.