6 músicas que poderiam ter sido transmitidas a partir de Marte em vez da do Will.i.am

Will.i.am

Will.i.am é o autor da primeira música de sempre a ser transmitida a partir de outro planeta para a Terra. O outro planeta é Marte, naturalmente. Aparentemente, o Curiosity foi cheio de tralha para o planeta vermelho e a NASA pediu ao músico norte-americano, que ficou conhecido pelo seu trabalho com os The Black Eyed Peas, para compor um tema original especial para esta ocasião.

Porquê Will.i.am? Aparentemente, porque a NASA queria despertar nos jovens interesse pela ciência. Sim, a sério.

No sentido de recuperar alguma sanidade mental e porque isto é a Internet e tudo é possível, deixo aqui as minhas escolhas para o caso de ser possível trocar esta péssima escolha por uma que faça mais sentido e convido-vos a fazerem o mesmo.

As minhas opções são:

“Life on Mars?” de David Bowie

https://youtu.be/v–IqqusnNQ

Contras: com exceção de um verso, o raio da letra não tem nada a ver com nada; dado que a música é de 1971, era capaz de não ser a escolha mais atual.

Prós: o verso “Is there life on Mars?” ficava tão bem neste contexto que valia a pena ignorar o resto da letra; David Bowie é, no mínimo, um músico decente.

“Looking for astronauts” dos The National

Contras: canção e banda menos conhecidas; letra semi-chanfrada.

Prós: “We’re out looking for astronauts / (…) Isn’t it a little too late for this?” são alguns dos versos que parecem ter sido escritos para serem cantados pelo pobre e solitário Curiosity; uma solução cheia de bom humor é sempre uma boa solução.

“Fragile” dos God Is An Astronaut

Contras: a escolha da banda poderia ser interpretada como uma provocação e gerar polémica; quem raio são os God Is An Astronaut?

Prós: não tem letra, o que faz com que a sua linguagem seja verdadeiramente universal; é etérea q.b. e épica q.b. e liga mesmo bem com viagens interplanetárias, tanto quanto sei.

“O caos” de José Cid

Contras: canta em Português; não é tão antiga como a do Bowie mas… é de 1978, ano que decorreu há já algum tempo;  é o José Cid (há macacos a gostar de bananas e favas com chouriço nesta razão).

Prós: é rock progressivo espacial; o álbum deste tema tem Marte no nome; “Todos os caminhos vão a lugar nenhum”, diz José Cid a determinada altura numa reflexão existencialista sobre a vida humana (seja na Terra ou noutro lado qualquer).

“Space travel is boring” dos Modest Mouse

Contras: deprimente e semi-doentia; esquisita todos os dias; na verdade, fala sobre uma viagem à Lua.

Prós: estou certo de que o Curiosity se identificaria com a mensagem de que viajar no espaço é aborrecido; o desapego do Curiosity ao seu próprio destino torná-lo-ia provavelmente no primeiro rover hipster.

“Do you realize??” dos The Flaming Lips

Contras: a ponte com Marte e o espaço no geral é mais complicada; os The Flaming Lips são compostos por aproximadamente 30% drogas, o que normalmente não cai bem nos Estados Unidos.

Prós: não lhe chamaria uma mensagem de esperança mas seria uma mensagem positiva vinda do espaço, como seaquela máquina estivesse a aconselhar-nos a dizer a toda a gente que reconhecemos o quão efémera é a vida e tudo o resto; O verso “Do you realize we’re floating in space?” faz sentido cá como faz em Marte e esta proximidade é extremamente reconfortante.

Ou então fiquem com o Will.i.am, pronto.