Queremos!

Eu gostava que o Dan Mangan viesse a Portugal. No entanto, como só conheço umas cinco pessoas que lhe ligam alguma por cá, ninguém vai fazer nada para o trazer cá. Mas talvez haja mais gente com a mesma vontade que eu tenho de o ver ao vivo.

É essa ideia que me leva a falar do Queremos, um dos projetos de crowdfunding mais interessantes do mundo da música. Mas o que é o Queremos?

Nascido em 2010 da inércia dos promotores do Rio de Janeiro, no Brasil, o Queremos é exatamente o que estão a pensar: uma espécie de promotora financiada por quem quiser financiá-la para levar artistas internacionais ao Brasil.

O modo de funcionamento é simples: quem quer viabilizar o concerto, compra um bilhete reembolsável. A partir do momento em que há dinheiro suficiente para oficializar o concerto e este é agendado, são colocados bilhetes normais à venda para quem quiser assistir. No final, caso o concerto esgote, as pessoas que viabilizaram o concerto com a compra de um bilhete reembolsável… são reembolsadas e veem o concerto de borla. Se não esgotar, não recebem o dinheiro… mas, mesmo assim, pagaram menos do que as outras pessoas. Querem melhor do que isto?

Caso se atinja determinada data limite e o concerto não seja viabilizado, todos os que compraram bilhetes são reembolsados. O risco, portanto, é nulo. Além disso, até agora, todos os projetos do Queremos foram levados a bom porto, o que é só por si demonstrativo do sucesso da plataforma. LCD Soundsystem, Mogwai, The National, Vampire Weekend, The Kills e Belle & Sebastian são apenas alguns dos nomes que já deram concertos no Rio de Janeiro graças ao Queremos.

Acham que isto tinha pernas para andar em Portugal?