Lanterns On The Lake

Durante uma noite de insónia na semana passada, decidi ignorar o facto de ecrãs luminosos não ajudarem em nada a adormecer e pus-me a explorar a secção Discover que está disponível na aplicação do Spotify para iOS.

Não vou debruçar-me muito sobre este assunto. Sabem que adoro e utilizo o Last.fm. E sabem que até não desgostava do Genius (mas a Apple reduziu-o a uma área de recomendações na loja do iTunes). O que posso dizer sobre a nova ferramenta de descoberta musical do Spotify é que é o mais próximo que temos de uma aplicação do Last.fm dentro da aplicação móvel do Spotify (como acontece já nas versões para PC e Mac).

E foi enquanto explorava esta funcionalidade do Spotify que descobri os Lanterns On The Lake. Juntaram-se em 2008 em Newcastle, no Reino Unido, e lançaram até hoje apenas um álbum de originais, em 2011, com o título Gracious Tide, Take Me Home. No ano passado, editaram Low Tide, um EP com remisturas de canções do álbum. Já este ano, por acaso, lançaram um single e acabaram de anunciar um novo álbum: chama-se Until The Colours Run e é lançado a 9 de setembro através da Bella Union.

Mas deixem-me falar-vos um bocadinho de nada do primeiro álbum deles. Se, como eu, gostam de melodias claramente pop, ora regada a violinos, ora a sintetizadores, com vozes algures entre o “sem sal” e o “saídas do mundo dos sonhos”… acho que vão gostar desta espécie de dream pop do campo.

Eles não são muito conhecidos mas já abriram concertos para os magníficos Low no Reino Unido, o que (confiem nos Low… e já agora em mim) é garantia de qualidade. Depois de ouvir canções como a quase americana “A Kingdom”, a doce “Keep On Trying” ou a épica “I Love You, Sleepyhead”, estou mais que convencido da qualidade deles – confesso que só não percebo mesmo porque é que (ainda) não rebentaram. A sério, ouçam “Tricks”, definitivamente a minha favorita do disco, e expliquem-me. E já que vão ouvir “Tricks”, ouçam o resto do álbum também.

Chegaram-me aos ouvidos na altura certa. O disco vai continuar a rodar por aqui nos próximos meses, bem como o novo single “Another Tale From Another English Town”, pelo menos até os Lanterns On The Lake lançarem o novo álbum. Assim vai passar a correr.