5 artistas sem hype que deviam ouvir agora

vinyl

Este artigo foi publicado originalmente no Strobe.

Há uns dias falava com um colega de trabalho sobre música, cinema e videojogos. Discutíamos sobre como algumas pessoas fazem da contracorrente um modo de vida quando, a determinada altura, ele me disse que eu era uma dessas pessoas. Ele dava a entender que, quando uma coisa fica conhecida, eu deixo logo de gostar. Indignei-me, como é óbvio.

Não sou o tipo mais eclético do mundo, é verdade. Mas gosto de tantas coisas indiscutivelmente pop e mainstream que nem sequer consigo dizer-vos a origem desta ideia. Poderei eu, que tenho como banda favorita os Radiohead e que descubro imensa música nas listas de final de ano, ser uma dessas pessoas? Não.

Recuso-me a ser do contra. O único prazer que retiro de gostar deste ou daquele artista menos conhecido é o de mostrar maravilhosa música nova a quem nunca a ouviu. Não é uma coisa totalmente altruísta – fico satisfeito por mim se vos apresentar algo que venham a adorar – mas já vi coisas piores.

É neste espírito que vos recomendo que arranjem uns minutos para ouvir as canções magníficas que se seguem, se não as conhecerem. Não vão encontrar nada de especialmente animado aqui (vocês nem imaginam a dificuldade que eu tenho para fazer playlists para festas) mas ouçam, ouçam. Não percebo porque é que não há sequer um hypezinho relativo a cada um destes artistas… mas vamos lá tentar corrigir isso.

5. The Milk Carton Kids

Eu até percebo que uma pessoa olhe para uma dupla country e pense “nem pensar” mas deem-lhes uma oportunidade. Kenneth Pattengale e Joey Ryan já andam nisto em conjunto desde 2011 e têm dois álbuns na rua, o últmo dos quais lançado já este ano. A única atenção que recebem é de rádios de bluegrass e country, o que até faz sentido, mas… merecem muito, muito mais. Ouçam a baladeira “Michigan” e digam-me que não tenho razão.

4. Helios

Ouvi isto pela primeira vez há uns anos por causa de uma recomendação e posso dizer-vos que foi das surpresas mais agradáveis que tive. Não sei o que é feito de Keith Kenniff, o mentor do projeto, atualmente (supostamente vai lançar mais um álbum de Helios este ano) mas não me interessa. Sei que a determinada altura, sem pressas, me vou cruzar com o disco. E sei que vai ter algo digno de registo que vai passar ao lado da maior parte das pessoas. Como esta “For Years And Years”, que faz parte de Eingya, um dos melhores álbuns paridos em 2006.

3. Cold Specks

Cold Specks é uma espécie de banda de Al Spx, a canadiana residente em Londres que claramente não gosta muito de usar o nome verdadeiro. Estreou-se em 2012 com um grande, grande álbum – I Predict a Graceful Expulsion – e, apesar de ter tido alguma atenção no país natal, não fugiu muito disso. E aquela voz meio estragada, meio soul justificava outro tipo de atenção. “Blank Maps” prova-o facilmente.

2. Lanterns On The Lake

Newcastle é mais conhecida pelo futebol e pelo mau aspeto do que qualquer outra coisa mas isto é como em tudo – às vezes é preciso perder algum tempo a procurar as coisas boas. Não foi o meu caso – os Lanterns On The Lake vieram praticamente parar-me ao colo – mas vocês percebem o que quero dizer. O bom gosto deste quinteto que navega entre o pós-rock e os lamentos pop fala por si. “Tricks” é apenas um exemplo.

1. Dan Mangan

Um dia, toda a gente vai ouvir Dan Mangan e pensar “onde é que andaste a minha vida toda?”. Enquanto esse dia não chega, vou chateando imensa gente para que o ouça. É a minha luta, isto. Dos EPs mais escondidos a Nice, Nice, Very Nice, nomeado para um Polaris em 2010, não há como errar aqui. Já escrevi imenso sobre ele e vou continuar a fazê-lo até deixar de ter argumentos. Porque a música deste simpático canadiano é o segredo mais bem guardado do mundo e eu não percebo porquê. Entre “Fair Verona” e “Basket”, venha o diabo e escolha.