A HMV está de volta e quase a ultrapassar a Amazon

HMV

O mundo dá muitas voltas e os rumores da morte da HMV foram francamente exagerados. Pelo menos é o que parece depois de terem surgido notícias que indicam que a HMV, com 19% de quota de mercado, está perto de ultrapassar a Amazon, com 20%, como o maior vendedor de CDs e DVDs do Reino Unido.

A conhecida cadeia de lojas de música britânica, que em janeiro de 2013 esteve perto de fechar de vez, tem vindo a apostar em concertos ao vivo para levar as pessoas de volta às lojas, uma estratégia que parece estar a resultar.

Como é óbvio, não é esse o aspeto mais importante da recuperação da empresa. A restruturação que a Hilco Capital levou a cabo no último ano e meio, com o encerramento de muitas lojas, incluindo todo o negócio da empresa na Irlanda, foi a verdadeira salvação da empresa. Parece-me importante referir que, entretanto, a renovada HMV abriu há poucos dias a sua nona loja na Irlanda.

Mas a abordagem da nova HMV ao mercado não poderia ser melhor. Querem levar pessoas às lojas para comprar? Ofereçam-lhes experiências. Há anos que digo isto – e não sou o único, certamente, já que me parece o conselho mais óbvio que se pode oferecer a um retalhista.

Concertos, showcases, sessões de autógrafos, conferências, workshops… tudo isto são coisas que a Amazon, cujo domínio do mercado me começa a irritar, não pode oferecer – não na sua loja, pelo menos. Se ninguém vai vencer a Amazon no preço nem no apoio ao cliente, por exemplo, porque não apostar nestes pormenores?

Parece estar a resultar para a HMV.