As 20 melhores músicas dos Wilco

Wilco

Os Wilco podem ter acabado de editar um álbum uns furos abaixo daquilo a que nos habituaram mas seriam precisos muitos mais álbuns (e muitos mais furos abaixo) para apagar os maravilhosos 20 anos de música que a banda de Chicago nos deu.

Existem certamente bandas com carreiras tão consistentes como a dos Wilco mas são caso raro. E ao nível a que nos têm habituado é particularmente difícil encontrar quem ombreie com eles. É um clube restrito e os Wilco passam lá a vida.

Por isso, pelos 20 anos da banda e porque, convenhamos, uma playlist é das coisas mais divertidas que se pode fazer na Internet (a seguir a ver quem deixou de ser nosso amigo no Facebook ou lá o que é que as pessoas fazem online nos dias que correm), decidi obrigar-me a ouvir tudo e mais alguma coisa dos Wilco para vos dar as melhores 20 canções deles desde que lançaram o seu primeiro álbum em 1995. É um trabalho duro mas alguém tinha de o fazer.

Ordenei-as cumprindo as minhas regras para fazer uma mixtape: a ideia não é dizer qual é a melhor (satisfaço a vossa curiosidade dizendo-vos que me inclino fortemente para “Ashes Of American Flags”) ou aquela que quase não entrou nas melhores 20 (talvez “Walken”, não sei), é viajar pela carreira dos Wilco como se de um álbum-guia se tratasse.

Assim, porque não começar por “I Am Trying To Break Your Heart”, como faz de forma brilhante Yankee Hotel Foxtrot, a obra-prima de 2002, mas viajar através do tempo diretamente para 2012 para recuperar do início destruidor com “Born Alone”, de The Whole Love?

Já que estamos a martelar uma playlist, os deuses querem certamente que coloquemos “Ashes Of American Flags” e “A Shot In The Arm” bem juntas para se acabarem as brincadeiras.

E que sonho seria um concerto com a sequência “Via Chicago” – “Jesus, Etc.” – “Passenger Side” terminar com “Poor Places”? A julgar pelos alinhamentos habituais dos concertos dos Wilco, isso mesmo: um sonho.

Mas pronto, tomem. Ouçam, que é tudo maravilhoso.