11 concertos a não perder em Paredes de Coura

Vodafone Paredes de Coura - foto de Hugo Lima

Amanhã começa o Vodafone Paredes de Coura e eu hei de andar por lá entre quinta e sábado, que isto de começar festivais a uma quarta-feira é muito bonito quando se anda na escola ou se tem férias para gozar mas não quando temos simplesmente de trabalhar.

De qualquer forma, já é uma novidade eu ir a Paredes de Coura. Passaram oito anos desde a última vez que lá pus os pés… e já era tempo de voltar, sobretudo tendo em conta que a margem do rio Coura continua a ser um dos melhores sítios de Portugal para ver concertos ao ar livre.

Já fui muito feliz por lá (estou a falar convosco, Broken Social Scene). Conto voltar a sê-lo este ano, mesmo perdendo o primeiro dia. Mas vou tentar aproveitar ao máximo e recomendo que façam o mesmo. Se puderem, não deixem de prestar atenção aos seguintes concertos:

Slowdive

Estiveram em Portugal há pouco mais de um ano mas a experiência de os ver ao vivo é para repetir enquanto der. Se ainda por cima não os apanharam recentemente, não percam. Pode ser que vos dê para o sono mas é mais provável que finalmente percebam o que raio é isso do shoegazing.

TV On The Radio

Parece que não passam de moda, mesmo que os discos que lançam já não tenham o vigor de outros tempos. Confesso que já tenho saudades dos TV On The Radio, que para mim têm em Dear Science uma das suas maiores pérolas, e é uma pena perder mais um concerto.

Father John Misty

I Love You, Honeybear não tem o mesmo encanto de Fear Fun mas não me vão ouvir a queixar. É um belíssimo álbum e a possibilidade de assistirmos a um concerto de Josh Tillman numa das melhores fases da sua carreira é um autêntico Natal em agosto.

Tame Impala

Tenho uma ódio de estimação por Tame Impala mas isso não me impede de assumir que tem tudo para ser um dos concertos do festival, nomeadamente um bom álbum na bagagem e um público maluco por eles. Só espero que dediquem tanto tempo quanto possível ao novo disco.

The War On Drugs

Juntamente com Father John Misty, The War On Drugs é o grande motivo que me leva a Paredes de Coura oito anos depois. Fiquei maluco com Lost In The Dream, um dos meus álbuns favoritos de 2014, e só quero poder ouvir absorver aquilo tudo ao vivo, aquela energia… e refletir sobre o que raio estaria Mark Kozelek a pensar quando decidiu embirrar com o homem.

Mark Lanegan Band

Mark Lanegan e Paredes de Coura tem tudo para ser a parceria perfeita. Sobretudo para mim. É que, vá-se lá saber porquê, nunca o vi ao vivo… e sempre me senti em falta. Mas isso acaba agora.

Charles Bradley and His Extraordinaires

Confesso que não conhecia Charles Bradley. Mas bastaram meia dúzia de músicas para me convencer completamente. Vamos ter muita e boa soul em Paredes de Coura este ano.

Waxahatchee

Só um cataclismo poderá fazer-me perder este concerto. Aquela coisa meio crua de mulher, guitarra e bateria tem tudo para resultar extremamente bem ao vivo. Posso estar completamente enganado… mas é como vos disse: vou estar lá plantado a assistir.

Lykke Li

Vi-a pela primeira vez em 2011 em Paris e gostei bastante dela ao vivo. Bem mais que em disco, de resto. Entretanto já me convenceu em disco também mas é ao vivo que a pop bem pensada e executada de Lykke Li se mostra em todo o seu esplendor. E desta vez quero dar-lhe a merecida atenção.

Natalie Prass

Por falar em pop perfeita, a expressão regressa-me à mente a propósito do concerto de Natalie Prass, que tem condições para ser a grande surpresa do festival. Pronto, surpresa para os menos avisados. Lembram-se de ter falado ali em cima de “muita e boa soul”? Pensem neste concerto como o meio caminho entre Lykke Li e Charles Bradley e passem-se da cabeça.

Sylvan Esso

Este é mais um daqueles casos que conheço mal. Mas o pouco que ouvi fez-me querer conhecer muito melhor. Esta estranha pop eletrónica circular que se esqueceu de que não é folk entranha-se tão rapidamente que merece todas as oportunidades do mundo. Alguém que lhes diga que contem comigo para jantar.

Consultem o cartaz completo do Vodafone Paredes de Coura aqui.