Às vezes, parece fácil.

Tenho andado cá e lá com Soccer Mommy, também conhecida como Sophie Allison. No último ano e qualquer coisa, alternei entre períodos de razoável vício em Clean, o álbum mais recente dela, e alguma falta de paciência para a ouvir durante mais do que meros minutos. Até que há dias reencontrei “Allison”.

A canção não tem grande história. O mesmo posso dizer da minha relação com ela. Sempre lhe achei piada, mas é uma música relativamente curta e aparentemente simples. Não parecia haver muito para dissecar, portanto deixei-a estar sossegada durante a maior parte do tempo.

Canções como “Blossom (Wasting All My Time)” e “Wildflowers” fizeram bastante mais por mim durante o último ano do que qualquer outra coisa dela, portanto foi a elas que regressei mais frequentemente. Sobretudo a “Wildflowers”, que tem um bom cheirinho a fim de anos 90.

Mas andava a precisar de limpar o palato depois de demasiadas horas perdido entre as novas músicas de Better Oblivion Community, Broken Social Scene e Strand of Oaks. Fui, como tantas vezes, dar uma volta ao YouTube à procura de sessões gravadas ao vivo e coisas do género e tropecei nesta versão de “Allison”, gravada por Soccer Mommy para a Paste há coisa de um ano.

Não sei o que vos diga. Continua a ser uma canção relativamente curta e aparentemente simples. Mas a câmara prende-se na cara dela e eu, sem alternativa, fico agarrado ao que canta e à forma como o faz. É um fascínio mais formal do que material. Não me interessam tanto as palavras que dali saem, mas aquele bocadinho do processo de produção que é visível no vídeo. A boca, a garganta – essas coisas.

Só depois é que chego ao conteúdo. Gosto que ela se trate por tu, que a letra assuma que ela está a conversar com o espelho. A letra, de resto, é sobre amor e é sobre crescer, mas com o drama arrumado lá atrás. E como “hindsight is 20/20”, “Allison” soa serena e bem resolvida.

Pela simplicidade da música e pela serenidade que ouço na letra, mas também pelo meu fascínio com a forma como as palavras se vão revelando, esta versão específica de “Allison” tem sido uma boa fonte de conforto. E enquanto me sentir bem-vindo neste minúsculo cantinho no YouTube, vou continuar a passar por cá.